Escolhendo a faculdade ideal

Ainda tô no 2º ano do EM, mas não posso negar que a cada dia que passa o meu medo de não saber o que escolher estudar lá pra frente só aumenta. Já passei por várias áreas diferentes (desde fotografia até psicologia) e atualmente me encontro totalmente sem ideia do que vou fazer na faculdade.

Então, resolvi fazer uma pesquisa pra tentar - pelo menos - definir qual área mais me interessa e, como eu sei que não sou a única que passa por isso (alguns de vocês tem até menos tempo para escolher do que eu), pensei "por que não abrir uma discussão com esse tema lá no blog?" e aqui estou eu!

Tumblr_lz9dv7afcu1qm01tuo1_500_large

Uma coisa que tem me ajudado muito são os testes vocacionais. Através de perguntas (até mesmo online, o que facilita bastante) o site te apresenta as principais áreas que tenham alguma ligação com o seu interesse na área profissional. Já fiz em vários lugares - todos gratuitos -, mas os que me trouxeram melhores resultados foram esse, esse, esse, esse e com certeza o Guia do Estudante/Abril.

Tumblr_krbbk89hqe1qzb661o1_500_large

Jamais escolha pelo salário! Se é algo que meus pais tem tentado colocar muito na minha cabeça nos últimos anos, é escolher uma profissão que me agrade, mas, que principalmente me dê uma boa renda pro resto da vida. Tudo bem, dinheiro é importante (principalmente nesse mundo capitalista em que vivemos), mas de que adianta ter altas granas e chorar toda segunda-feira o resto da sua vida porque tem que trabalhar? Sem contar que um mercado que está bombando hoje pode estar totalmente saturado daqui 5 anos.

Se, mesmo depois de tudo o que eu disse aqui em cima, dinheiro for o essencial para você, preste bastante atenção em Marketing, Designer de games e websites, Engenharia (engenheiros ambientais, sanitários, mobilidade e petróleo), Agroecologia, Biotecnologia e tudo o que tenha qualquer ligação com o petróleo (isso se você pretende trabalhar aqui no Brasil).

Pretty-desk-602x400_large_large_large

Converse com quem faz e com quem já fez o curso. Só assim você terá uma noção de como serão os seus dias na faculdade e, consequentemente, depois dela. Procure saber em que áreas você pode trabalhar, quais são os maiores desafios da profissão, etc.

Tumblr_md8bi1yfaq1qms6dwo1_500_large

Não dá pra negar que fazer a faculdade lá no exterior é um diferencial enorme no curriculum, sem contar na experiência incrível que incluem novas amizades, fluência no idioma escolhido e ainda usufruir do ensino de ponta de universidades reconhecidas internacionalmente. É com certeza um sonho pra muita gente, mas devemos levar em conta também que até mesmo o processo seletivo é diferente lá fora. Pesquisa e planejamento são essenciais!

Ufa! Hahaha. Apesar de ser um assunto bem complicado e pessoal, adoraria tratar mais dele aqui com vocês! Por isso, que tal trocarmos algumas ideias nos comentários? Contem os cursos que vocês pretendem fazer, o que vocês estão levando em conta na hora de escolher sua futura profissão... Acho que dá aprender muito com o ponto de vista dos outros!

9 comentários:

  1. Eu também estou no 2º ano do Ensino Médio e sei o que eu quero para a minha vida profissional, pretendo cursar Arquitetura. Na escolha, eu pensei em coisas que eu gosto de fazer (criar, desenhar), que eu tenho facilidade (regras, matemática, cálculos) e que me proporcione vários aprendizados (culturas diferentes, por exemplo) e que ao mesmo tempo que me fará bem, também me trará um bom retorno financeiro.. :)

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, realmente uma conversa de perto com quem está passando por isso. Acho legal vocês fazerem entrevistas com profissionais de algumas áreas, que podem nos dar dicas, seria muito legal (;

    Beijos, Camila.

    www.closettaberto.blogspot.com
    @blogcloseta

    ResponderExcluir
  3. Milk lindona, fala pra brubs postar looks?

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas, adorei o post de vocês =) Leio o blog todos os dias, desde que vocês ainda tinham o CT, adoro tudo o que vocês postam, mas esse foi um dos que mais me interessou. Estou no 1º ano do EM, e fico bem confusa com qual carreira seguir, mas estes testes ajudam a tirar algumas opções da lista já!

    ResponderExcluir
  5. acho que eu quero fazer gastronomia,abrir um restaurante e sei lá, mas pra isso precisaria de mt dinheiro então n sei como conseguir e por onde começar!!!!! gostaria tbm de fazer desenhos animados, gibis, ou alguma coisa assim, ou talvez algo que precise de criatividade! adorei o post

    ResponderExcluir
  6. milk, ja pensou em fazer jornalismo?

    ResponderExcluir
  7. No finalzinho do mês passado, comecei com meu blog justamente por isso! O assunto principal é faculdade, cursos, e dicas sobre profissões. Terminei o ensino médio e me matei por não saber que profissão seguir! Espero que visitem lá, e leem algumas dicas que eu dei. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo disse...
    milk, ja pensou em fazer jornalismo?

    Já pensei sim... Mas só gosto de uma parte da profissão, sabe? Não gosto de escrever textos no geral huahauhua

    ResponderExcluir
  9. acabei o ensino médio ano passado não fazendo mta ideia do que prestar no vestibular, fiz o teste vocacional em uma pscicóloga e não me ajudou mt. pensei em Marketing, Moda, Publicidade, Relações Internacionais... e prestei Direito hahah acho que é um curso que dá segurança, pq dá para aplicá-lo em várias situações da vida e dá $$. massss, eu não passei haha
    vou começar a fazer cursinho e acho bom, pq vai ser um tempo para eu pensar no que eu realmente quero fazer.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.