Falando com uma nutricionista!

Tumblr_m1dh9jcdst1rrlwzqo1_500_large
Com tanta modelo de corpo escultural por aí, não dá pra não achar um defeitinho aqui, outro lá... Né? Até hoje nunca conheci uma menina que não tenha algum problema com o corpo. Ou tem peito demais, ou não tem quase nada, ou até mesmo não vai pra praia porque simplesmente não gosta de usar biquíni. Várias meninas acabam com problemas sérios (bulimia, anorexia e até diabetes!) em busca do corpo perfeito.

Tumblr_mgzelgdvhv1rlm0ugo1_500_large

O que é bulimia: Também conhecida por "mia", é um distúrbio alimentar que se caracteriza pela vontade extrema de comer (hmmmm, e aquele chocolatinho no armário agora?) e depois de toda refeição provocar o vômito ou tomar laxantes para eliminar os alimentos ingeridos. Isso geralmente acontece porque a pessoa come por ansiedade e depois fica com o sentimento de culpa.

O que é anorexia: Também conhecia por "ana", é uma doença com fundo psicológico caracterizada por um distúrbio alimentar - a pessoa simplesmente não se alimenta. É o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso abaixo dos níveis esperados para sua estatura, sentindo-se constantemente "gordo/a".

Large

E o diabetes nessa história? Assim como algumas garotas fazem de tudo para emagrecer, existem aquelas que não conseguem engordar de jeito nenhum, então acabam se entupindo de doces e massas para "ver se resolve". Mas não é bem assim que funciona; o açúcar em excesso pode levar ao diabetes, uma doença sem volta.

Sei que muitas de vocês não querem acreditar no que leram, e é por isso que nós do Blogandinho pedimos para uma nutricionista contar um pouquinho mais sobre o peso ideal. "O mais importante é você se sentir bem com o seu corpo, com saúde, dentro das suas possibilidades genéticas", diz Carol Morais, nutricionista especializada em fitoterapia e nutrição esportiva funcional.

Large

Quando perguntamos sobre o peso ideal de uma garota de 13 à 17 anos, Carol disse que depende muito da altura e constituição física da garota. Então, nada de se desesperar se o seu peso for muito diferente do das suas amigas! Quanto às outras 4 perguntas que fizemos (como conta para o peso, dicas para meninas que estão abaixo e acima do peso e os exercícios corretos), Carol falou que "um corpo perfeito é algo intangível porque leva em consideração, além do próprio corpo, as concepções de cada um sobre beleza e perfeição. Ou seja, existem vários modelos e possibilidades, e isso é ótimo. O mais importante é você se sentir bem com o seu corpo, com saúde, dentro das suas possibilidades genéticas. Por exemplo, alguém que nasceu para Juliana Paes, nunca será Gisele Bunchen, mas ambas tem suas belezas. Para quem está insatisfeito com o próprio corpo, querendo ganhar ou perder peso, o melhor caminho sempre será a procura de ajuda especializada."

Large

Nada de entrar nessas dietas malucas das revistas, ou até mesmo remédios da Polishop (um dos maiores erros) que te prometem perder 20kg em um mês. A melhor forma de emagrecer - hoje e sempre - é ter uma dieta balanceada, sem comer mais nem menos, mas sim de pouco em pouco. Acreditem, comer de 3 em 3 horas e maneirar um pouco no açúcar ajuda bastante!

Espero ter ajudado muitas meninas que tem problemas com o corpo. Afinal, também sou adolescente, e, assim como a maioria de vocês, já passaram várias coisas pela minha cabeça. Não peço para aceitarem o peso que vocês tem, sei como é difícil... Mas chega dessas neuras com o "corpo ideal", ok?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.